segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Guia de Produção Textual - Como Redigir Itens Paralelos

Como Redigir Itens Paralelos


     O PARALELISMO é uma convenção da linguagem escrita que consiste em apresentar idéias similares numa forma gramatical idêntica: um verbo deve estar em paralelismo com outro verbo; um substantivo com outro substantivo; uma oração com outra, e assim sucessivamente.

     Observe os exemplos a seguir.

  • Os itens do Art. 38 do Estatuto da PUCRS iniciam com uma preposição seguida de substantivo:

      Art. 38 - O patrimônio de uso da Universidade é formado:
    1. pelos bens móveis e imóveis que a Mantenedora põe à disposição da Universidade para seu funcionamento;
    2. pelos direitos e bens que adquirir;
    3. pelos auxílios e subvenções de poderes públicos e pelo resultado de cada exercício.

  • Os itens do Art. 4 iniciam com um verbo:

      Art. 4 - Constituída pela comunidade de professores, funcionários e alunos, a Universidade tem por finalidades:
    1. manter e desenvolver a educação, o ensino, a pesquisa e a extensão em padrões de elevada qualidade;
    2. formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, cônscios da responsabilidade e do compromisso social como cidadãos;
    3. promover o desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social, artístico, cultural da pessoa humana, tendo como referencial os valores cristãos;
    4. estender à comunidade as atividades universitárias, com vistas à elevação do nível sócio-econômico-cultural;
    5. trabalhar, como centro educativo superior marista, pela evangelização da cultura;
    6. promover ambiente interno de desenvolvimento das relações interpessoais, propiciando o crescimento integrado do ser humano e o pleno exercício de suas habilidades e potencialidades;
    7. promover o intercâmbio nacional e internacional com instituições universitárias e congêneres.

  • Os itens do Art. 41 iniciam com um substantivo:
      Art. 41 - A manutenção e o desenvolvimento do patrimônio a uso da Universidade faz-se por meio de:
    1. dotação orçamentária;
    2. dotações que a qualquer título lhe concedam os poderes públicos, pessoas físicas ou jurídicas;
    3. rendas patrimoniais e receitas próprias, ordinárias ou eventuais, a qualquer título;
    4. legados ou doações que lhe façam pessoas físicas ou jurídicas;
    5. recursos provenientes de convênios, serviços prestados, atividades especiais da Instituição. 


Observe agora que os itens do texto a seguir (ZH 14/3/98) não estão em paralelismo.


As 12 Recomendações

As instruções que Fernando Henrique transmitiu aos órgãos e ministérios do governo:

  1. Mobilização dos órgãos do governo para reverter a alta taxa de desemprego já no segundo trimestre.
  2. Revisar os programas dirigidos à geração de emprego, melhorar o desempenho e analisar as medidas que podem ser tomadas.
  3. Avaliar os programas realizados em parceria para checar se há coordenação e articulação entre eles.
  4. O governo irá solicitar ao IBGE para que identifique as áreas mais críticas do desemprego. Hoje o IBGE fornece informações apenas sobre as seis maiores regiões metropolitanas do país.
  5. Melhor articulação dos programas de seguro-desemprego.
  6. Prosseguir na atualização da legislação trabalhista para remover obstáculos que dificultem a criação de empregos.
  7. Multiplicar os projetos integrados para atender às regiões metropolitanas.
  8. Acelerar a implantação da nova política industrial do país, dando prioridade à indústria nacional.
  9. Maior apoio para micro e pequenas empresas, especialmente nos setores de turismo e serviços.
  10. Instruir as agências de financiamento (como Banco do Brasil) e dar prioridade a projetos que gerem mais empregos.
  11. Reforçar mecanismos de informação sobre a qualidade de treinamento para trabalhadores.
  12. Criação de dois grupos, um do Ministério do Trabalho, para examinar sugestões e experiências bem sucedidas sobre a geração de empregos, e de outro, na câmara social, para avaliar implementação e acompanhamento dessas ações.


Como se pode observar:

  • os itens 2,3,6,7,8,10 e 11 iniciam com um verbo
  • os itens 1,5,9 e 12 iniciam com um substantivo
  • o item 4 contém duas frases completas


Pode-se reescrever o texto, iniciando todos os itens com um verbo:

  1. Mobilizar os órgãos do governo...
  2. Revisar...
  3. Avaliar...
  4. Solicitar ao IBGE...
  5. Melhorar a articulação...
  6. Prosseguir...
  7. Multiplicar...
  8. Acelerar...
  9. Apoiar mais...
  10. Instruir...
  11. Criar...


Ou iniciar todos os itens com um substantivo:

  1. Mobilização dos...
  2. Revisão dos...
  3. Melhoria do...
  4. Análise dos...
  5. Avaliação dos...
  6. Solicitação aos...
  7. Articulação melhor...
  8. Prosseguimento na...
  9. Multiplicação dos...
  10. Aceleração da...
  11. Apoio maior para...
  12. Instrução às...
  13. Reforço dos...
  14. Criação de...

Nenhum comentário:

Postar um comentário