sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ESCREVER

ESCREVER


ESCREVER é uma atividade complexa, que se materializa em vários gêneros particulares de textos: um poema, um e-mail; uma carta de amor, um requerimento; um bilhete, uma tese; um aviso, um texto argumentativo; uma notícia, uma crônica...cada um escrito à sua maneira.

ESCREVER – vender uma idéia, emitir um parecer, dar uma explicação, argumentar, tergiversar, arrazoar, peticionar, expor, persuadir, convencer, perquirir, suplicar – é tecer textos, é ter competência textual, e não apenas dominar um-saber-fazer-frases-certinhas.

ESCREVER é uma atividade que exige uma competência comunicativa, uma competência sociolinguísticopragmática.

ESCREVER requer domínio da gramática da frase - competência linguística.

ESCREVER requer senso de adequação: ajustar o texto à situação comunicativa, ao público ouvinte ou leitor, ao ambiente, às intenções da interação,etc. – competência sociolinguisticopragmática.

ESCREVER é dialogar com outros textos, pois um texto não nasce, não vive, não está só em inocente solitude. Escrever é um trabalho de patchwork (Jaqueline Segato).

ESCREVER é aproveitar criativamente os materiais interdiscursivos -idéias e linguagem.

ESCREVER é espremer-se, pois escrevemos o que lemos, pois somos a soma de nossas vivências, experiências e leituras (Borges).A escrita é sequela da leitura (Scliar).

ESCREVER não é (só) dom. Escrever é assimilação (Albalat); por isso, quando se começa a escrever, imitar, plagiar, não faz mal nenhum...

ESCREVER é estar incluído, é um direito, é garantia de conquista dos direitos da Cidadania.

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