Como Redigir Itens Paralelos
O PARALELISMO é uma convenção da linguagem escrita que consiste em apresentar idéias similares numa forma gramatical idêntica: um verbo deve estar em paralelismo com outro verbo; um substantivo com outro substantivo; uma oração com outra, e assim sucessivamente.
Observe os exemplos a seguir.
- Os itens do Art. 38 do Estatuto da PUCRS iniciam com uma preposição seguida de substantivo:
- Art. 38 - O patrimônio de uso da Universidade é formado:
- pelos bens móveis e imóveis que a Mantenedora põe à disposição da Universidade para seu funcionamento;
- pelos direitos e bens que adquirir;
- pelos auxílios e subvenções de poderes públicos e pelo resultado de cada exercício.
- Os itens do Art. 4 iniciam com um verbo:
- Art. 4 - Constituída pela comunidade de professores, funcionários e alunos, a Universidade tem por finalidades:
- manter e desenvolver a educação, o ensino, a pesquisa e a extensão em padrões de elevada qualidade;
- formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, cônscios da responsabilidade e do compromisso social como cidadãos;
- promover o desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social, artístico, cultural da pessoa humana, tendo como referencial os valores cristãos;
- estender à comunidade as atividades universitárias, com vistas à elevação do nível sócio-econômico-cultural;
- trabalhar, como centro educativo superior marista, pela evangelização da cultura;
- promover ambiente interno de desenvolvimento das relações interpessoais, propiciando o crescimento integrado do ser humano e o pleno exercício de suas habilidades e potencialidades;
- promover o intercâmbio nacional e internacional com instituições universitárias e congêneres.
- Os itens do Art. 41 iniciam com um substantivo:
- Art. 41 - A manutenção e o desenvolvimento do patrimônio a uso da Universidade faz-se por meio de:
- dotação orçamentária;
- dotações que a qualquer título lhe concedam os poderes públicos, pessoas físicas ou jurídicas;
- rendas patrimoniais e receitas próprias, ordinárias ou eventuais, a qualquer título;
- legados ou doações que lhe façam pessoas físicas ou jurídicas;
- recursos provenientes de convênios, serviços prestados, atividades especiais da Instituição.
Observe agora que os itens do texto a seguir (ZH 14/3/98) não estão em paralelismo.
As 12 Recomendações
As instruções que Fernando Henrique transmitiu aos órgãos e ministérios do governo:
- Mobilização dos órgãos do governo para reverter a alta taxa de desemprego já no segundo trimestre.
- Revisar os programas dirigidos à geração de emprego, melhorar o desempenho e analisar as medidas que podem ser tomadas.
- Avaliar os programas realizados em parceria para checar se há coordenação e articulação entre eles.
- O governo irá solicitar ao IBGE para que identifique as áreas mais críticas do desemprego. Hoje o IBGE fornece informações apenas sobre as seis maiores regiões metropolitanas do país.
- Melhor articulação dos programas de seguro-desemprego.
- Prosseguir na atualização da legislação trabalhista para remover obstáculos que dificultem a criação de empregos.
- Multiplicar os projetos integrados para atender às regiões metropolitanas.
- Acelerar a implantação da nova política industrial do país, dando prioridade à indústria nacional.
- Maior apoio para micro e pequenas empresas, especialmente nos setores de turismo e serviços.
- Instruir as agências de financiamento (como Banco do Brasil) e dar prioridade a projetos que gerem mais empregos.
- Reforçar mecanismos de informação sobre a qualidade de treinamento para trabalhadores.
- Criação de dois grupos, um do Ministério do Trabalho, para examinar sugestões e experiências bem sucedidas sobre a geração de empregos, e de outro, na câmara social, para avaliar implementação e acompanhamento dessas ações.
Como se pode observar:
- os itens 2,3,6,7,8,10 e 11 iniciam com um verbo
- os itens 1,5,9 e 12 iniciam com um substantivo
- o item 4 contém duas frases completas
Pode-se reescrever o texto, iniciando todos os itens com um verbo:
- Mobilizar os órgãos do governo...
- Revisar...
- Avaliar...
- Solicitar ao IBGE...
- Melhorar a articulação...
- Prosseguir...
- Multiplicar...
- Acelerar...
- Apoiar mais...
- Instruir...
- Criar...
Ou iniciar todos os itens com um substantivo:
- Mobilização dos...
- Revisão dos...
- Melhoria do...
- Análise dos...
- Avaliação dos...
- Solicitação aos...
- Articulação melhor...
- Prosseguimento na...
- Multiplicação dos...
- Aceleração da...
- Apoio maior para...
- Instrução às...
- Reforço dos...
- Criação de...
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